
Falando um pouco de história, nos primórdios da Igreja Católica este sacramento estava incluído num outro sacramento de iniciação cristã: o baptismo. Com o evoluir da nossa Igreja o baptismo passou a acontecer cada vez mais cedo e a Confirmação deixou de fazer parte dele, por ser um sacramento de compromisso em que é muito importante que cada um de nós tenha noção da aliança que assume com o Pai.
Voltando à reunião, todos os elementos presentes deram a sua opinião e rapidamente conclui a maioria das pessoas vê Crisma apenas como um final de catequese e uma maneira de poder casar na igreja e de ser padrinho… Quando o Cisma ou Confirmação é um dos sacramentos mais importantes e tal como todos os sacramentos… é para a vida toda. Não é um final de caminhada, é sim o inicio da nossa evangelização pelo mundo, levando-O a todos os nossos irmãos.
É neste sacramento que o ministro de Deus impõe as mãos sobre a nossa cabeça e invoca sobre nós o Espírito Santo, dando-nos os dons que vamos usar na nossa caminhada, que recebemos de braços abertos.
O Crisma… é a CONFIRMAÇÃO do nosso sim a Deus, no início da nossa vida cristã pelos nossos pais. É o nosso sim a Ele, o confirmar da nossa fé e da nossa entrega.
Saibamos neste tempo de Pentecostes dizer-Lhe sim…