Quem sou eu

Minha foto
Vila Real, Portugal
Podia escrever aqui muita coisa, mas nada seria tão certo e real como os pequenos desabafos aqui deixados... Desabafos de vida...

sábado, 10 de maio de 2008

A confirmação

Na última reunião do grupo de jovens, falamos sobre o sacramento da Confirmação, mais conhecido por Crisma. Mas afinal para que serve este sacramento?
Falando um pouco de história, nos primórdios da Igreja Católica este sacramento estava incluído num outro sacramento de iniciação cristã: o baptismo. Com o evoluir da nossa Igreja o baptismo passou a acontecer cada vez mais cedo e a Confirmação deixou de fazer parte dele, por ser um sacramento de compromisso em que é muito importante que cada um de nós tenha noção da aliança que assume com o Pai.
Voltando à reunião, todos os elementos presentes deram a sua opinião e rapidamente conclui a maioria das pessoas vê Crisma apenas como um final de catequese e uma maneira de poder casar na igreja e de ser padrinho… Quando o Cisma ou Confirmação é um dos sacramentos mais importantes e tal como todos os sacramentos… é para a vida toda. Não é um final de caminhada, é sim o inicio da nossa evangelização pelo mundo, levando-O a todos os nossos irmãos.
É neste sacramento que o ministro de Deus impõe as mãos sobre a nossa cabeça e invoca sobre nós o Espírito Santo, dando-nos os dons que vamos usar na nossa caminhada, que recebemos de braços abertos.
O Crisma… é a CONFIRMAÇÃO do nosso sim a Deus, no início da nossa vida cristã pelos nossos pais. É o nosso sim a Ele, o confirmar da nossa fé e da nossa entrega.
Saibamos neste tempo de Pentecostes dizer-Lhe sim…

2 comentários:

Gui disse...

Concordo plenamente... após o crisma é que começa a nossa caminhada. Agora é que é a sério... agora é a nossa vez... e Ele de braços abertos já está. X)

Ab imo corde disse...

E é um SIM grande e a tempo inteiro!!!

Beijinho sereno