Quem sou eu

Minha foto
Vila Real, Portugal
Podia escrever aqui muita coisa, mas nada seria tão certo e real como os pequenos desabafos aqui deixados... Desabafos de vida...

sábado, 30 de maio de 2009

Ah e tal... Ser rebelde...

Ontem foi noite de Vigilia de Pentecostes na Igreja da Sé, destinada a todos os jovens que vão fazer a sua Confirmação este Domingo. Depois das duas reuniões de preparação que tivemos com o grupo de crismandos da paróquia, estava um pouco espectante sobre o que iria passar nesta Vigilia. Nas reuniões, a maioria deles estava suberanamente indiferente ao que se falava. Fase tipica da adolescência em que se tem a mania que se é rebelde porque se está com o telémovel e porque tem de se pensar na sombra que melhor fica nos olhos.
Durante a Vigilia, alem de ter confiscado dois telémoveis, fui ouvindo cada vez mais frequentemente as frases "Ainda demora?", "Que seca", "Nunca mais acaba", "Podia estar no café e estou aqui"... Estas eram as frases mais simpáticas que fui ouvindo.
Até que por fim perdi a paciência e já fora da Igreja a tampa lá me saltou... O grupo foi saindo em debandada com as mais diversas desculpas, a mais frequente delas que tinham de ir para casa. Ao sair da Igreja dei com eles em amena cavaqueira a decidir o spot onde iriam beber uns shots, enquantos as mães descansadinhas em casa, pensando que eles estavam na Vigilia, que afinal de contas teve o suor de muita gente e foi feita para eles.
Lá acabaram por ouvir uma o duas verdades, pois na verdade tambem eu prefiria estar sossegadinha no café a beber uns copos em vez de ter estado a controlar meia duzia de miudas em que o que lhes falta de respeito sobra-lhes em infantilidade.
Acabei por não mais entrar na Igreja, a ter uma conversa sobre rebeldia e ser Cristão com alguns dos jovens que connosco ficaram.
Deu-me gozo ouvir que estavam a gostar e que graças às preparações já tinham uma melhor noção do que é a Confirmação... É o que basta para o grupo de pessoas que para eles trabalhou ao longo destas semanas. O saber que para alguns deles não vai ser um SIM de ânimo leve..
Isto sim é ser rebelde... rebelde contra a indiferença e o comodismo e a inércia!!!
E amanha ve-los-ei receber os Dons do Espirito Santo e saberei que serão bem recebidos nalguns corações... É o que me basta! E viva a rebeldia!

Um comentário:

Ana Alexandra disse...

Esses são os verdadeiros rebeldes... Fico contente, pelo esforço que acredito que voces tiveram, ter sido recompensado, mesmo que só num pequeno "semi-grupo" de jovens...

E como tu: VIVA A REBELDIA de conseguirmos ser diferente perante este mundo incrédulo...

txi amu