Quem sou eu

Minha foto
Vila Real, Portugal
Podia escrever aqui muita coisa, mas nada seria tão certo e real como os pequenos desabafos aqui deixados... Desabafos de vida...

sábado, 31 de janeiro de 2009

Evangelho segundo S. Marcos(4,35-41)

"Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: "Vamos para a outra margem!" Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: "Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?"Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: "Silêncio! Cala-te!" O vento cessou e houve uma grande calmaria. Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?" Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: "Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?""

É nas dificuldades que temos duvidas e a nossa fé vacila. É num dia de tempestade que desesperamos e perguntamos por Ti... Perdoa-nos, somos simplesmente humanos...Duvidamos... Até de Ti... Duvidamos de quem morreu para nos salvar, pregado numa cruz. Quem és Tu? És Aquele que desce há nossa humanidade flagelado numa cruz e que nos mostra o sofrimento para que possamos viver... E tenho a certeza que nunca deixarás de o fazer... Nunca...





Adomamuste O Christe.mp3 - Sodality of our Lady Choir

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Evangelho segundo S. Marcos (4,26-34)

"Naquele tempo, Jesus disse à multidão: "O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.
A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou".
E Jesus continuou: "Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra'.
Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo."




O reino de Deus é o reino da simplicidade, da humildade. Tal como o pequeno grão de mostarda, mal se dá por ele, mas ele brota nos corações dando serenidade, paz e esperança a quem está receptivo. E dá-nos algo que mais nada nos pode oferecer: a paz e o sorriso interior por saber que trilhamos o bom caminho!


quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Não consigo tirar os olhos de Ti




Nada te turbe - Taizé

Evangelho de hoje

" Naquele tempo, Jesus disse à multidão: "Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça". Jesus dizia ainda: "Pres­tai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem".
(Marcos 4,21-25)

"Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido"


Recolher - Claudine Pinheiro

Simples gestos que valem mais que palavras II

"Ta aqui um refrão dela que és tu..."




"Come on and take it,
take another little piece of my heart now, baby.
Break another little
piece of my heart now, darling...
You know you got it
if it makes you feel good"





"(...)com os teus amigos e tudo o que fazes. Por muito que te magoem tas lá sempre"

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Simples gestos que valem mais que palavras...

Naquele tempo, Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galiléia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia. Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: "Escu­tai! O semeador saiu a semear. Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto.Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. E Jesus dizia: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça". Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. Jesus lhes disse: "A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados". E lhes disse: "Vós não com­preendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? O semeador semeia a Palavra. Os que estão na beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem.Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um."

(Marcos 4,1-20)


"Toda a Palavra é Vida, porém, há umas que nos tocam mais, talvez pelos momentos particulares que vivemos e, neste contexto, lembrei-me de partilhar contigo o Evangelho de hoje, que me interpela muito e me faz pensar e reflectir a vida que tenho e que uso lhe dou. "


Track No01.mp3 -

Alivio...


terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Prece

Não me vou queixar, nem lamentar... A minha vida, os meus defeitos, as minhas virtudes (a existirem), a minha alegria, a minha tristeza... Tudo isto sempre foi Teu e sempre será... Sempre fiz o que me pediste, mesmo quando não queria ou sentia que não conseguia, sempre o fiz, agradecendo sempre pela oportunidade que me davas e de olhares para esta Tua filha tão tolinha.
Mesmo não querendo ou não sabendo o que me pedias e para quê, sempre soube que o teu propósito nem sempre é possivel de entender a uma simples humana, que vai aprendendo todos os dias, tendo-Te como exemplo. Desta vez faço o mesmo, sigo o Teu exemplo... E tenho a mesma certeza que Tu...
Apenas Te peço... Não me faças sofrer mais...

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Somos Um

Esta semana é a semana da união entre todos os cristãos... Uma semana para avaliarmos o que temos feito e o muito que ainda há para fazer, para que possa haver harmonia verdadeira entre todas as religiões.
A verdade é que nós cristãos, muitas vezes não estamos tão unidos como deveriamos e as nossas vontades interferem muitas vezes o que apenas deveria ser apenas a vontade Dele... Somos cegos ao ponto de não vermos o que está à frente dos nossos olhos e no nosso coração. Temos por vezes de nos esquecer desta nossa condição humana e apenas ouvi-Lo, escutar o que tem para nos dizer através de cada um, pois somos o corpo Dele, a Sua voz.
E a união deve ser feita não apenas entre nós cristãos, mas por todas as religiões do mundo... Não será o amor a base de todas elas? Não há este elo que as une a todas numa só independentemente no nome que damos ao nosso Deus e dos costumes seguidos?
Unamo-nos...

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Como é bom!

Nestes ultimos dias parece que cresci uns bons aninhos... Quem diria? Apesar de tudo serena... Parece que atingi um estado que já devia ter atingido há muito tempo, mas só agora lá cheguei e só posso pedir para assim permanecer!
A Eucaristia tem-me tocado nestes ultimos tempos de uma maneira que apenas me tinha tocado uma vez na vida... A cada hora que passo com Ele, em especial no momento da consagração, vejo finalmente o Seu Corpo e o Seu sangue ali transfigurado... E só me apetece chorar: de alegria!!! Porque O sei dentro de mim, bem seguro agora...
E agora sim, posso dizer que O vejo por toda a parte, em especial no meu cantinho onde apenas levei uma pessoa, já há algum tempo e quem me dera poder fazê-lo de novo, mostrar-lhe o que vejo... Neste cantinho, tal como na Eucaristia naõ há preocupações, nem nada que me desvie Dele... Neste cantinho molhado pela chuva e fustigado pelo vento me tenho sentado apenas a senti-Lo, apenas a respirá-Lo... E neste cantinho Lhe ofereço as minhas orações e tudo o que vai dentro de mim, enquanto sinto o vento acariciar-me a face, murmurando que tenha fé e esperança, pois tudo se vai resolver pelo melhor... Neste cantinho, Ele me sorri!

Sentir e dar tempo...

Ao longo da vida, é fácil perdermo-nos no seu caminho e não sabermos para onde nos virar e ainda mais fácil é perdermo-nos dentro de nós mesmos e forçarmos ver algo que está lá, mas que quanto mais forçamos menos o vemos.
É preciso dar tempo ao tempo e ter a serenidade necessária para não nos precipitarmos numa decisão que bem lá no fundo sabemos não ser a melhor... Até o pode ser por uns dias, meses, mas depois apercebemo-nos de que não a deveriamos ter tomado.
Porque a vida é mesmo assim, a nossa descoberta interior realiza-se todos os dias e não apenas quando o escolhemos e a verdade é que por vezes demora, não a podemos forçar a despachar-se!
Quanto mais pensamos, menos entendemos e por isso é preciso sentir, pois existem coisas que simplesmente não podem ser pensadas, necessitam ser sentidas!
Simplesmente sentidas...

domingo, 18 de janeiro de 2009

Tempo


Somos o corpo Dele...

"Mestre, onde vives?"
E nesse dia Jesus levo-os para Sua casa e com Ele ficaram... "Que me quereis?"
É esta a pergunta que tambem a nós é colocada por Ele... Que queremos nós Dele?
E sabemos nós com toda a certeza o que queremos? Bem, nem sempre... Muitas vezes nem sabemos o que queremos de nós mesmos nem dos outros...
Apenas posso dizer que sei a resposta à primeira pergunta... O Mestre vive em nós, em cada um de nós e é este o maravilhoso dom que Ele tem! Habitar em cada um, e embora sejamos todos diferentes Ele está sempre lá... E esta é das unicas certezas que temos na vida!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Simplesmente...

Podes vir a qualquer hora
Cá estarei para te
que tenho para fazer
Posso fazer a seguir

Podes vir quando quiseres
Já fui onde tinha de ir
Resolvi os compromissos
agora só te quero ouvir

Podes-me interromper
e contar a tua história
Do dia que aconteceu
A tua pequena glória
O teu pequeno troféu

Todo o tempo do mundo
para ti tenho todo o tempo do mundo
Todo o tempo do mundo

Houve um tempo em que julguei
Que o valor do que fazia
Era tal que se eu parasse
o mundo à volta ruía

E tu vinhas e falavas
falavas e eu não ouvia
E depois já nem falavas
E eu já mal te conhecia

Agora em tudo o que faço
O tempo é tão relativo
Podes vir por um abraço
Podes vir sem ter motivo
Tens em mim o teu espaço

Todo o tempo do mundo
para ti tenho todo o tempo do mundo
Todo o tempo do mundo

Tempos de reflexão...

Bem, devido ao meu actual estado de saude que me obriga a ficar em casa a ser mimada pela minha mãezinha e amigos, não tenho mais nada para fazer que andar a vaguear pelo meu blog e ver o que andei a escrever nestes quase dois anos de blog.
E caramba... Eu sou mesmo esquisita! Fogo!:D
Agora compreendo um pouco o que têm vindo a dizer já há algum tempo... Tenho de ser sempre do contra! Parece que finalmente aprendi a ver sempre um lado positivo em tudo... E geralmente esse lado positivo é Ele... Sempre Ele... Fico contente por perceber que Ele já faz parte de mim, nem que seja apenas um pouquinho.
É bem perceber, nesta altura em que me fecho cada vez mais dentro de mim e da minha bolhinha, ainda O deixo entrar... E sei que não sou a unica que me fecho neste momento e custa-me não poder ajudar... Não poder estar ao lado para emprestar um ombro...
E sinto-me um pouco como Maria de Nazaré, angustiada sem saber qual seria o seu futuro, enquanto esperava que José a repudiasse ou não... Já sei a angustia por que passaste Mãe... E se tu tiveste fé... Também a tenho porque sei que me acompanhas... Aprendo aos poucos a ter um pouco da Tua calma, da Tua serenidade e da Tua esperança... Porque ambas sabemos que Ele está!

Simples entrega...

Senhor Jesus,
entregamos-te confiantes
o nosso labor quotidiano.


Pedimos-te
que por tua imensa bondade
chames os que quiseres
para colaborarem connosco
na nobre missão
do anuncio do Evangelho.


Faz
que sejamos para o mundo de hoje
sinais de um tempo novo de graça
e que, inspirados
no carisma do Poverello de Assis
de menoridade e pobreza evangélica,
proclamemos com gozo e exultação
o dom inestimável
da nossa vocação franciscana.


Ámen


Provincia Franciscana dos Santos Mártires de Marrocos de Portugal

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Ser Job...

"Fizeste-me lembrar Job...(...)No bom e no mau louva sempre o seu Senhor e Este, por sua vez, tem uma confiança enorme no seu servo... :)"

Recebi esta mensagem de uma grande amiga, daquelas com "A" assim bem bem bem bem grande e é nesta mensagem que me tenho agarrado nestas horas menos boas. É verdade que tenho tendência para me agarrar a Ele quando estou menos bem, porquê? Simplesmente porque Ele é a unico ser certo na minha vida... Se não me agarrar a Ele a quem o farei?
Apenas tenho pena de muitas vezes não o conseguir fazer de maneira humilde e verdadeira... Quantas vezes me indignei e Te questionei? Mesmo nesta altura o tenho feito e mesmo assim me Vais mostrando o caminho, dizendo-me que siga o meu coração e dando-me a esperança que teima em fugir de mim. E coloca cada vez mais perto de mim aqueles pedacinhos Dele tão belos, que muitas vezes apenas aparecem uma vez na vida mas que nos marcam para sempre!
Por isso me agarro a Ti... "Vem e inunda-me".

Mendigo de Deus


sábado, 10 de janeiro de 2009

Humano como nós

Acabei de sair da minha visita semanal a Ele... Já há algum tempo que não o fazia e hoje algo me disse para comparecer, para não faltar a mais uma Eucaristia. Hoje, um franciscano tocou a minha alma e o meu coração com esta frase: "O primeiro mandamento é acreditares verdadeiramente que Deus te ama"!
Esta frase veio no decorrer da homilia, nste fim de semana a Eucaristia fala-nos no Baptismo de Cristo, o Filho muito amado de Deus, baptizado nas águas do rio Jordão, mergulhando na nossa humanidade, no nosso pecado, no nosso sofrimento.
É desta forma que Deus, Deus que nos ama incondicionalmente e sem qualquer duvida nos entrega o Seu filho amado... Para nos salvar.
Para que da mesma forma que Cristo mergulhou nas águas do Jordão, mergulhando assim na nossa humanidade, possamos também nós mergulhar na Graça Divina de Cristo. E é a partir do baptismo que cada de nós se transforma em cristão... em Cristo. E a todo o instante Deus nos chama a servi-lo de várias formas: no matrimónio, na vida religiosa, no serviço... Como podemos nós dizer que não?
E depois, no momento da consagração chorei... Chorei tudo o que tinha para chorar e que ainda não o havia feito... Chorei as minhas tristezas, os meus receios, os meus medos, as minhas duvidas, as minhas alegrias. Porque percebe que Tu és o unico que ama, sem duvidas e da maneira mais bela que há.
Eu acredito... Senhor, que queres que eu faça?

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Dúvida...

Mais um novo ano que começa... Hoje desabafo sobre dúvidas. Quem nunca as teve?
Quem nunca duvidou da vida ou do rumo que lhe damos? Quem nunca duvidou do mais simples que há no mundo? É tão fácil cair na dúvida... Basta que algo fuja ao nosso controlo ou que nos sintamos injustiçados... É assim que duvidamos tantas vezes de Deus... E se é tão fácil duvidar Dele e do Seu amor incondicional, é tão mais fácil duvidar de cada um e de nós mesmos!
E já agora... Quem nunca duvidou do amor que cada um de nós? Se é suficientemente forte, se vale a pena, se é capaz de ultrapassar as contrariedades de cada dia...
Quantas vezes já duvidei de toda a minha vida, de cada decisão que tomo, do amor que sinto... Tantas vezes já Te perguntei... Te pedi que me ajudasses no caminho que quiseste que eu trilhasse, na volta que quiseste que desse na minha vida... Tu Pai, és o unico que conheço que não põe duvidas no amor que nos dás todos os dias! Por isso és Pai...
Apenas Te peço nesta simples oração que nos mostres como amar sem dúvidas... Que nos ensines que amar não se pode medir com uma fita métrica nem com uma balança, simplesmnete sente-se! E que por mais negros que pareçam os dias o amor não desaparece, mas que pode não se ver tão claramente mas está sempre lá!
Peço-Te Pai... Não nos deixes ceder à duvida.